O que é Branding?

Quando você estava na escola, provavelmente a sua mãe escreveu seu nome em todas as partes do seu uniforme, material escolar e kit esportivo. Enquanto eles de alguma maneira incomodaram, ao mesmo tempo ajudaram a manter o controle de suas coisas, distinguindo-as das demais. Personalizar os seus objetos dessa forma, permitiu-lhe dizer, definitivamente, que algo era seu.

A marca funciona quase da mesma maneira. Companhias e empresas atribuem nomes, logotipos, slogans e elementos de design específicos para os seus produtos para distingui-los dos seus concorrentes. No entanto, enquanto sua camisa da escola, calças, etc. simplesmente tiveram seu nome neles, a marca da empresa está focada em colocar ou associar atributos positivos para os seus produtos.

Branding: Fazendo associações positivas

Nós fazemos associações entre certas palavras, cores, pessoas, objetos, estilos, características de design e qualidades significativas, tais como simpatia, sensualidade e riqueza. O branding procura assegurar que o pacote que elas estão oferecendo ou pretendem oferecer, tem qualidades positivas, ao invés de negativas.

A marca de um produto ou empresa específica é essencialmente a ideia ou imagem que eles estão tentando projetar, para que os consumidores se conectem ou identifiquem-se com todo o grupo ou um produto em particular. A marca ajuda os produtos a se tornarem instantaneamente reconhecíveis para os consumidores, e para garantir que eles mantenham uma imagem positiva ou reputação. É por esta razão que celebridades endossando a marca são tão significantes pois, qualquer indiscrição se torna de conhecimento público: marcas perdem seu significado se os produtos se tornam associados a pessoas que estão aparecendo no noticiário por razões negativas.

Branding-History

Branding é de particular importância para e-commerce, pois este ajuda a empresa a estender além dos produtos e/ou serviços que eles fornecem originais, e para agregar valor aos seus. Assim como no logo, as imagens, texto e todos os outros produtos, devem ter características consistentes. A marca perde seu significado e potência, quando há diferentes estilos, logotipos, fontes, etc. entre as várias páginas de um site, pedaços de material promocional, e qualquer outro lugar onde os consumidores veem o seu produto.

Consistência em Branding

Coordenar todos os componentes de uma marca e todas as instâncias em que o produto aparece é um trabalho difícil, mas definir estilos específicos e centrar-se em aspectos fundamentais do seu negócio ou empresa, pode ajudar a focar na marca. Se você atingir essa consistência e a marca estiver associada a atributos positivos, como a honestidade, qualidade, longevidade, força e confiança, isso criará uma boa reputação.

Marca tem a capacidade de elevar um negócio para além dos produtos e serviços que oferece; é por isso que tanto dinheiro é gasto em publicidade, patrocínios, e design das peças não-utilizáveis de produtos e serviços. Se eles não têm uma reputação estabelecida, ou se houver uma reputação não muito positiva, o branding pode transformar as percepções do público ao redor. Uma vez que a reputação foi estabelecida para a marca, ele também dirige membros de negócios e designers como um todo, para manter as expectativas dos consumidores através de produtos e serviços, e, potencialmente, excedê-las para fornecer melhores e melhores experiências.

Em Síntese

Branding, no entanto, deve ser visto como um meio de melhorar ou trazer qualidades existentes para a atenção dos consumidores. É difícil manter a opinião pública positiva se os produtos e serviços não são realmente muito bons quando os consumidores vêm para comprar e usá-los. Assim, a marca deve refletir a natureza real do que você está oferecendo, e transmitir os benefícios que o usuário vai experimentar por possuí-los. Caso contrário, o verniz da marca em breve vai se desgastar e você vai ficar com o que estava lá para começar: um telefone ruim / computador / site / etc.

Fontes

texto original em inglês, aqui.

Imagens

Branding Strategy (link to image)

The Marketing Bit (link to image)

Comments are closed.